top of page
Logo2023-Preto.png

Escadas e o Feng Shui

  • Foto do escritor: Santana Engenharia e Projetos LTDA
    Santana Engenharia e Projetos LTDA
  • 30 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

As particularidades de um projeto que buscou também a harmonia entre indivíduo e ambiente.


Iniciamos com a fórmula básica para projetar escadas. A fórmula de Blondel define que a soma de 2 espelhos + 1 pisada deve ser mais ou menos 64 centímetros. Os espelhos devem ter entre 16 e 18 centímetros e a pisada entre 28 e 32 centímetros.



Com o entendimento da regra calculamos a escada com base no desnível a ser vencido. Lembrando que nas áreas industriais os desníveis entre pavimentos são atrelados aos processos e equipamentos e geralmente não contam com fácil flexibilidade, o que muitas vezes nos impede de encontrar valores exatos nos cálculos de escadas.


Vamos agora para a adoção das regras do Feng Shui onde a fórmula 4n+1 e 4n+2 deve ser seguida. Em resumo a escada poderá ter 1 ou 2 degraus, mas não poderá ter 3 ou 4. Poderá ter 5 ou 6 degraus, mas não poderá ter 7 ou 8 e assim por diante. Isso acontece pois na fórmula 4n+3 e 4n+4 os degraus representarão respetivamente a doença e a morte e por isso não devem ser adotados.


Seguindo a fórmula de Blondel, com desníveis pouco flexíveis e adotando as regras do Feng Shui, muitas vezes a concepção das escadas foram desafiados. E como solucionamos?


Adotamos o número de degraus dentro das regras do feng shui que se aproximassem o máximo possível do desnível a ser vencido de modo que a diferença de altura fosse compensada antes do primeiro degrau adotando a forma de patamar. Por não apresentar necessariamente o mesmo espelho dos demais degraus, o patamar ganha dimensões maiores do que o padrão adotado nas escadas de modo tornar visível e seguro a sua presença no início da escada.


A Santana Engenharia é referência nacional em projetos estruturais nas áreas industriais e saneamento. Conta com um corpo técnico de mestres e doutores comprometido com a segurança e desempenho das edificações.

bottom of page