top of page
Logo2023-Preto.png

Arauco construirá a maior fábrica de Celulose do mundo no Brasil.

  • Foto do escritor: Santana Engenharia e Projetos LTDA
    Santana Engenharia e Projetos LTDA
  • 2 de fev.
  • 1 min de leitura

A cidade de Inocência no Mato Grosso do Sul receberá a primeira fábrica de Celulose da Arauco no Brasil. A multinacional chilena chega no Brasil com planos de inaugurar sua nova planta em 2027. Será a maior fábrica de celulose do mundo em linha única.


Projetada incialmente para a produção anual de 2,5 milhões de toneladas, o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Theófilo Militão, anunciou que a planta terá capacidade para 3,5 milhões de toneladas/ano.


O custo? 4,6 bilhões de dólares.


Para abastecer a produção, a área de eucalipto chegará a 400 mil hectares. Além da celulose, a planta que faz parte do Projeto Sucuriú, nome do rio que passará ao lado do complexo da Arauco, também irá produzir bioeletricidade, gerando 400MW de energia, onde metade será para abastecimento próprio e o restante distribuído para a rede elétrica.


A previsão é que as obras possam empregar até 14 mil trabalhadores. Para se ter uma ideia, o município de Inocência-MS tem hoje 8,4 mil habitantes. Para tal, a Arauco deverá construir alojamentos próprios para acomodar toda sua frente de trabalho.


A Arauco em parceria com o Senai, Sebrae, prefeitura e governo do Estado irá preparar a cidade para receber a fábrica, oferecendo qualificação e modernização da estrutura local. A fábrica busca ainda licenciamento para para construção de um ramal ferroviário para escoar a produção via malha norte do país.


A Santana Engenharia já está atuando na elaboração dos projetos estruturais para o setor de Caustificação da fábrica. Os detalhes estarão disponíveis em breve aqui no site da Santana.

bottom of page